O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou que cancelou a agenda marcada para esta segunda-feira, 23, em Alagoas, onde deveria autorizar o início das obras de duplicação da BR-101, em Joaquim Gomes. A mudança foi motivada por um acidente grave que ocorreu no domingo, 22, em Tocantins.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Renan Filho explicou que a decisão foi tomada devido à necessidade urgente de sua presença na divisa entre Tocantins e Maranhão, onde a ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, desabou, causando a morte de pelo menos duas pessoas. Equipes de resgate seguem buscando oito desaparecidos, enquanto os feridos foram levados a hospitais locais.
“Precisei cancelar a agenda em Alagoas porque logo cedo vou me deslocar até o local do acidente para iniciar as tratativas de reconstrução da ponte”, afirmou o ministro.
A duplicação da BR-101, que estava prevista para começar nesta segunda-feira, visa beneficiar cerca de 100 mil pessoas ao melhorar a infraestrutura de 12 quilômetros de trechos não contínuos da rodovia, com investimentos de R$ 250 milhões. Contudo, a obra precisará ser adiada em virtude da emergência na ponte de Tocantins.
A ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira tem grande importância para a conexão entre os dois estados e o desabamento gerou sérios problemas logísticos na região. O ministro Renan Filho garantiu que a reconstrução da estrutura será prioridade, dada a urgência da situação.