O senador Renan Calheiros teve que aceitar uma decisão difícil na convenção do Tio Rafa: apesar de ter comparecido ao evento, ele não discursou e não apareceu nas fotos ao lado das autoridades. Como político experiente, ele compreende o motivo dessa escolha. Calheiros sabe que sua presença pode ser prejudicial para qualquer candidato do MDB em Maceió.
Desde 1988, o MDB não consegue eleger ninguém para a prefeitura da capital alagoana, o que reflete uma rejeição clara do eleitorado, e não uma “maldição” sobrenatural. Essa resistência foi evidente na eleição para o Senado em 2022, quando o ministro Renan Filho foi derrotado de forma significativa pelo ex-deputado Davi Davino. Apesar disso, Renan Filho não é visto como um fardo para o partido, ao contrário do pai.
Renan Calheiros agora foca seus esforços no interior de Alagoas, onde tem mais influência. Ele deve ser uma figura central na convenção do MDB em Junqueiro. Curiosamente, mesmo sendo o presidente do MDB no estado, Calheiros não aparecerá nos programas eleitorais do Tio Rafa, uma decisão tomada em comum acordo.
A estratégia reflete a percepção de que a presença de Calheiros pode mais atrapalhar do que ajudar na capital. Enquanto isso, o senador continua a trabalhar nos bastidores para fortalecer o partido no interior, buscando reverter a rejeição em Maceió em outras regiões do estado.