
Em um estudo divulgado pela consultoria Elos Ayta, foi revelado que o Real ocupa a terceira posição entre as moedas que mais se valorizaram frente ao dólar em 2025, com uma alta de 7,87% até o dia 24 de março. O desempenho do Real, só superado pelo rublo russo (31,74%) e pela coroa sueca (8,88%), marca uma recuperação significativa, que não era vista desde o primeiro trimestre de 2022, quando a moeda brasileira se valorizou em 17,79%.
O estudo utilizou como base a cotação do dólar Ptax, calculada pelo Banco Central, e destacou fatores que influenciaram esse crescimento positivo da moeda brasileira, como o fluxo de capitais para o Brasil, as projeções econômicas favoráveis e o cenário global. Segundo Einar Rivero, sócio da Elos Ayta, esse desempenho é resultado de uma combinação de elementos que fortaleceram a confiança no Brasil, como as condições econômicas e a política fiscal.
Esse cenário representa uma grande virada, já que em 2024 o Real foi uma das moedas que mais perdeu valor em relação ao dólar, ficando atrás apenas do peso argentino. A recuperação do Real em 2025, no entanto, é atribuída também ao resultado do déficit primário do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, que se manteve dentro da meta estabelecida, com um valor de 0,1% do PIB, conforme explica Mauro Rochlin, coordenador do MBA de Gestão Estratégica e Econômica de Negócios da Fundação Getulio Vargas (FGV).