O deputado federal Rafael Brito (MDB-AL) aderiu à PEC que busca acabar com a jornada de 6×1, impulsionando ainda mais a proposta no Congresso Nacional. Com o apoio de Brito, a PEC se aproxima cada vez mais das assinaturas necessárias para seguir em frente.
Em Alagoas, além de Brito, o deputado Paulão (PT) também assinou a proposta. A PEC, apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), foi elaborada com o apoio do movimento Vida Além do Trabalho (VAT), liderado pelo vereador Rick Azevedo (PSOL-RJ). Seu objetivo é flexibilizar a carga horária e adotar modelos de trabalho menos desgastantes, como a escala 4×3, que oferece três dias de descanso.
A proposta de alterar a Constituição para garantir mais descanso aos trabalhadores, sem aumentar a jornada semanal, tem ganhado força com o apoio de 1,3 milhão de assinaturas. A iniciativa, que busca uma distribuição mais justa das horas de trabalho, encontra respaldo em uma ampla campanha nas redes sociais e tem atraído parlamentares de diferentes espectros políticos.
Para Rafael Brito, a mudança representa um avanço significativo nas condições de trabalho e atende a uma demanda social por jornadas menos cansativas. “O trabalhador precisa de equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Nossa adesão reforça o compromisso com melhores condições e com uma pauta essencial de qualidade de vida”, disse o deputado.
“Continuo trabalhando em defesa de condições mais dignas e do desenvolvimento do nosso país. Acredito que essa mudança tem potencial real de trazer benefícios para toda a nossa sociedade. O trabalhador terá uma vida mais digna, com direito a descanso e convivência familiar. Outros países do mundo já adotaram a escala 5 x 2 e na prática o que aconteceu foi o aumento da produtividade no ambiente de trabalho”, finalizou Brito.