Durante a votação de uma moção de repúdio para a secretária de Educação do Estado, Laura Souza, os vereadores por Maceió voltaram a debater a posição da titular da pasta contra os professores em uma reunião. O pedido de moção de repúdio foi protocolado pelo presidente da Comissão de Educação na Câmara, vereador Francisco Sales.
O primeiro que levou a mão para discutir a moção de repúdio foi o vereador Francisco Filho (MDB), que tentou suavizar a atitude da secretária e chegou a dizer que a moção de repúdio era “pesada”. O parlamentar disse assistiu várias e várias vezes o vídeo onde a secretária aparece agredindo os professores e demais servidores da educação estadual, e não encontrou nenhum “ato deliberado contra os professores”.
“Eu vi o vídeo da secretária e acho que ela foi infeliz em algum momento, lógico que a baixa adesão dos alunos por vídeo conferência não se dá por culpa dos professores, mas também não vi ela colocando isso muito claramente, na realidade houve, para mim, um pedido de engajamento de todos naquele momento”, disse Francisco Filho.
Ele continuou seu discurso dizendo que a realidade da educação é bastante difícil em todo o país e que a secretária vem tentando conduzir esse momento da melhor forma possível. “Ela pode ter se equivocado quando falou alguma coisa, mas não vi má vontade da parte dela”
Por outro lado, a vereadora Silvania Barbosa (PRTB), que também integra a comissão de educação, foi bastante objetiva quanto as declarações de Laura: “realmente quem não tem o que falar fica calado e não fala asneira. Em respeito ao professor eu quero assinar essa moção sim, porque quem menos tem culpa são os alunos e professores. A única coisa que essa secretária da educação fez e a única coisa que ela se destacou foi falar besteira e o destaque do seu posicionamento”.
O autor da moção de repúdio, o vereador Francisco Sales (PSB) usou o exemplo de uma mãe que tem três filhos em turmas diferentes e depende somente um aparelho celular para auxiliar os filhos nas aulas online. “Como é que esses alunos irão estudar. Não tem lógica. Ela precisa conhecer a realidade da periferia, se ela não conhece eu posso até apresentar a ela. Os professores precisam ser respeitados e não é de hoje que a secretária Laura vem demonstrando essa falta de respeito”
Ainda discutindo a moção, o vereador José Márcio Filho (PSD) afirmou que discorda totalmente do colega do parlamentar Francisco Filho, pois “primeiro ela ironizou os professores, depois ameaçou demitir os monitores e ainda com a frase dela: o pessoal vem pra cima de mim, como já perceber que estou exaltados e furiosos, esse tipo de coisa não vai me desestabilizar. Ela foi muito clara quando culpou os professores pela baixa adesão nas aulas online. Se tem alguém culpado é a secretária. Se fosse do município merecia uma convocação dessa casa”.
Fonte – Cada Minuto