A cidade de Delmiro Gouveia, o décimo colégio eleitoral de Alagoas, com mais de 50 mil habitantes, é a cidade mais populosa e mais influente do Sertão Alagoano.
É bom lembrar que na eleição de 2020, para a prefeitura de Delmiro Gouveia, houve uma disputa bem equilibrada entre os dois principais candidatos: Ziane Costa, foi eleita com 40,45% e o padre Eraldo(prefeito à época), ficou em segundo lugar, com 33,21%.
Já na eleição de 2024, a prefeita, Ziane Costa, tendo uma gestão bem avaliada, aparece, na recente pesquisa estimulada de intenções de voto, divulgada pelo Instituto Ibrape, com 69%, enquanto o seu principal adversário, o padre Eraldo, com 13%. Vale destacar que além de não estar bem na pesquisa, Eraldo, ficou inelegível pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas(TRE), por 8 anos, em uma ação, quando foi julgado por captação ilícita de sufrágio, que consiste no ato de o candidato oferecer vantagens ao eleitor com o fim de obter o seu voto. Além disso, teve as contas da sua administração, rejeitadas pela Câmara Municipal de Vereadores, reforçando sua inelegibilidade conforme os critérios estabelecidos pela lei da ficha limpa. Convém ressaltar, no entanto, que ele pode recorrer dessas duas decisões.
Diante de tudo isso, a prefeita Ziane Costa, está em uma situação extremamente confortável para a sua reeleição no pleito de 2024.
Por Marcelo Bastos