Não está claro ainda se os tucanos terão um nome na disputa pela vaga de prefeito, vice ou os dois. Mas já está posto que a deputada federal Tereza Nelma, presidente do diretório do partido em Maceió, é quem vai conduzir as articulações que vão definir o papel e o tamanho dos tucanos nas eleições da capital este ano.
Tereza impôs sua posição. E deixou claro que cuidará da sucessão de Maceió. O senador Rodrigo Cunha, presidente do diretório estadual do PSDB, poderá até ser ouvido, mas não deverá ter voz ativa no processo.
E um claro sinal de que a posição de Tereza prevalece foi a apresentação de inscrições para candidaturas majoritárias, realizada na sexta-feira (21). Dos quatro indicados, nenhum tem ligação mais próxima com o senador. Já a ex-secretária Adriana Toledo, que está entre os inscritos, seria o nome de Tereza Nelma para disputar vaga de vice em qualquer chapa – inclusive a de JHC.
Ainda assim, o PSDB não bateu martelo. Poderá um nome na cabeça de chapa. Essa decisão será tomada pela deputada após conversas que ela começa hoje.
Veja nota que circulou na imprensa, atribuída a assessoria do PSDB
O PSDB Maceió reuniu o seu Diretório Municipal nessa sexta-feira (21) para avaliar àqueles que se inscreveram para compor a chapa majoritária nas eleições municipais. “Hoje não estamos aqui para um processo de escolha, mas sim avaliativo. A democracia deve prevalecer e a opinião dos filiados é importante no processo”, disse Tereza Nelma, presidenta do PSDB Maceió.
Respondendo ao informativo do partido, lançado na última terça-feira (18), após reunião, quatro filiados se inscreveram: a advogada Maria Tavares; a ex-secretária municipal e de estado, Adriana Toledo; o militante social Caio Souza e o líder comunitário José Mariedson.
“A política em Alagoas é prevalentemente ditadora e a necessidade dos holofotes na tomada de decisões é real. Contrariando esses costumes, o PSDB Maceió está se reunindo, ouvindo as opiniões e dando espaços aos filiados”, reafirmou Tereza Nelma.
Através de uma plataforma online, os membros do diretório avaliaram todos os inscritos com estrelas, de 0 a 10, nos seguintes critérios: 1) vivência partidária em Maceió; 2) capacidade de administrar; e 3) experiência política.
A deputada lembrou que a escolha do nome para compor a chapa será apresentada na convenção partidária, e que, de acordo com o regimento do partido, é do PSDB Municipal a indicação. Mas que “esse processo é importante para analisar as opções e identificar os que tem um desejo real de representar o partido nessas eleições 2020”.
Fonte – Blog do Edivaldo Júnior