Faltando apenas dois dias para as eleições municipais, um protesto contra a compra de votos vem chamando a atenção dos eleitores que passam pelo Centro de Maceió.
Como se pode ver na imagem, os homens foram flagrados andando pelas ruas do Centro da capital vestidos com roupas de presidiários e uma placa com os dizeres “Voto Vendido Elege Bandido”, sendo um claro protesto contra a compra de votos, prática que, apesar de ser ilegal, é comum no Brasil.
Nestas eleições, como já mostrou o Política Alagoana ao longo dos últimos dias, algumas cidades de Alagoas sofrem com a prática da compra de votos, envolvendo saques milionários de dinheiro em agências bancárias, mandados da Polícia Federal e até apreensão de armas de fogo.
Segundo o Código Eleitoral, no artigo 229, “dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita” configura crime e prevê pena de prisão de até quatro anos e multa.