Um projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa de Alagoas propõe a substituição da fiação aérea de baixa e média tensão por um sistema subterrâneo. A medida, prevista no Projeto de Lei nº 480/2023, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), busca modernizar a infraestrutura elétrica do estado, garantindo mais segurança, eficiência e melhorias estéticas para as cidades.
A proposta determina que a concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Alagoas faça a substituição da rede aérea em vias públicas, seguindo os planos diretores municipais. A prioridade será para áreas com grande fluxo de veículos e pedestres, alta densidade populacional e importância ambiental, histórica, arquitetônica ou artística.
Segundo Medeiros, a mudança traria diversos benefícios. “As redes aéreas apresentam problemas quanto à segurança, impactos ambientais e estética urbana, enquanto que a instalação de cabeamento subterrâneo elimina riscos como queda de postes, curtos-circuitos causados por intempéries climáticas, eletrocussão acidental, acidentes com animais, entre outros”, justifica o deputado.
Além de aumentar a segurança e evitar problemas estruturais, a substituição da rede aérea pode contribuir para a valorização do espaço urbano e impulsionar o turismo, setor em crescimento no estado. Medeiros também destaca que o sistema subterrâneo garante maior eficiência na distribuição de energia, reduzindo falhas e melhorando o serviço prestado à população.
O projeto ainda precisa avançar nas discussões dentro da Assembleia antes de uma possível aprovação e implementação.