Começa a ser veiculada, a partir desta sexta-feira (9), a propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão para as eleições municipais de 2020. Os anúncios serão divulgados em dois formatos: nos blocos de 10 minutos, que vão ao ar de segunda a sábado, duas vezes ao dia, e serão usados para mostrar os candidatos a prefeito; e também por meio de comerciais, de 30 segundos ou um minuto cada, que serão exibidos ao longo do dia. Para as inserções, cada emissora de rádio e televisão vai destinar 70 minutos diários.
Os candidatos às prefeituras terão 60% do tempo total em TV e rádio e os candidatos a vereador, 40%. O cientista político Ranulfo Paranhos falou à Tribuna e afirmou que, mesmo com a ascensão das redes sociais, a televisão e o rádio ainda são as principais mídias que os postulantes a cargos eletivos têm para divulgar seus nomes.
“As redes sociais têm um efeito muito grande sobre as campanhas porque elas são um produto. Candidato é um produto, então a regra é a mesma. Assim como o mercado se adaptou para vender e se aproximar mais da internet ou fazer dela um ambiente de venda de seus produtos, as campanhas também fazem isso. Mas a internet ainda depende do que é apresentado como pauta na televisão”, avalia o cientista político.
Candidatos na capital alagoana
Entre os candidatos à Prefeitura de Maceió, Davi Filho (PP) será aquele com mais tempo de rádio e TV, com 3,16 minutos no guia eleitoral. Logo em seguida vem Alfredo Gaspar (MDB), que terá 2,6 minutos. Ricardo Barbosa é o candidato do PT à Prefeitura e terá 1,94 minutos. JHC (PSB) terá um pouco mais de 1,66 minutos.
Cícero Almeida (DC) terá 12,5 segundos. Cícero Filho (PCdoB) terá 14 segundos; Valéria Correia (PSOL), 12,5 segundos; Josan Leite (Patriota), 7,2 segundos; e Corintho Campelo (PMN) terá 5,15 segundos. Lenilda Luna (UP) não terá tempo de rádio e TV porque seu partido não participou do pleito de 2018.
Fonte – Tribuna Hoje