O Programa Jovens Embaixadores (JE) está com inscrições abertas para uma experiência de intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos, destinada a estudantes do ensino médio da rede pública no Brasil. A iniciativa busca alunos que se destacam em suas comunidades por meio de atitudes exemplares, excelente desempenho escolar, domínio da língua inglesa, perfil de liderança e espírito empreendedor.
Essa é uma chance única para os participantes vivenciarem uma nova cultura e aperfeiçoarem a língua inglesa, a mais falada globalmente, de forma totalmente gratuita. As inscrições estão abertas até o dia 3 de setembro e podem ser realizadas no site oficial do programa (https://www.jovensembaixadores.org.br/). É fundamental que os interessados leiam o edital disponível tanto no site do Programa Jovens Embaixadores quanto no portal da Secretaria de Educação de Alagoas (Seduc).
O intercâmbio ocorrerá entre janeiro e fevereiro, começando com uma orientação pré-viagem e a entrevista para o visto no Brasil, no mesmo local de onde partirá o voo para os Estados Unidos. Criado pelo Departamento de Estado dos EUA, o programa é gerido no Brasil pela Embaixada e Consulados dos EUA, em colaboração com a Associação Grupos Mais Unidos e com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
Alinhado com a COP 30, que ocorrerá no Brasil em 2025, o Programa Jovens Embaixadores 2025 terá como lema “30 pela COP 30!”, e selecionará 30 jovens que estão envolvidos em ações de impacto social focadas no combate às mudanças climáticas. Entre os critérios de seleção estão: ter entre 15 e 18 anos, cursar o ensino médio na rede pública, possuir fluência em inglês, nunca ter viajado para os EUA, pertencer a uma camada socioeconômica menos favorecida, e estar engajado em iniciativas sociais de combate às mudanças climáticas por pelo menos três meses.
*Redação com Jornal Extra