A estudante alagoana Priscila Alves, da Escola Estadual Santos Dumont, de Rio Largo, participou nesta segunda-feira (5) da cerimônia de posse da edição 2024 do projeto Jovem Senador, no Plenário do Senado, em Brasília. Com o tradicional “assim eu prometo”, Priscila firmou o compromisso juramentado de se dedicar às atividades parlamentares da iniciativa, que tiveram início esta manhã, em sessão presidida pelo senador pelo Rio Grande do Sul, Paulo Paim.
Além da cerimônia, os jovens senadores também votaram a formação da mesa diretora do projeto. O escolhido para a presidir foi o estudante Davi Camilo, jovem senador pelo estado de Minas Gerais. Com isso, foi iniciada oficialmente a Semana de Vivência Legislativa do programa. Até o próximo dia 9, os estudantes participarão de atividades que incluem a experiência da vida parlamentar, visitas guiadas, palestras e simulações legislativas.
Jovem Senador
O programa Jovem Senador ocorre anualmente e proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais de todo o Brasil a oportunidade de conhecerem a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo brasileiro. Durante uma semana, eles representam seus estados como Jovens Senadores e vivenciam a rotina de um parlamentar, apresentando inclusive projetos de lei.
Priscila Alves foi selecionada por meio do concurso de redação que teve como tema “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”. Ela, que recentemente integrou o grupo de 50 estudantes que participaram do programa de intercâmbio Daqui pra o Mundo, está acompanhada na capital federal pela professora Judy Cavalcante, que a orientou na escrita da redação.