As professoras Conceição Valença e Abdízia Barros, do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), marcaram presença no “Congresso Internacional de Educação: diálogos luso-brasileiros sobre formação ao longo e em diferentes espaços de vida (CIEd)”, realizado em outubro, em Coimbra, Portugal. Convidadas pela Universidade de Coimbra, elas levaram discussões importantes sobre educação em ambientes prisionais e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) — temas centrais de suas pesquisas e da agenda do evento, que visa aproximar Portugal e Brasil no campo educacional.
Durante o congresso, que reuniu instituições de ensino e pesquisa brasileiras e portuguesas, a professora Conceição Valença, líder do Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação em Prisões (GPEP), enfatizou a importância de fortalecer a cooperação internacional para repensar a formação de jovens e adultos em contextos variados. “O evento permitiu um diálogo profundo sobre as políticas educacionais que buscam construir sociedades mais justas e humanizadas”, afirmou Conceição. Ela ainda compartilhou dados sobre reincidência e características dos apenados em Alagoas, refletindo sobre o impacto da educação nas prisões.
A professora Abdízia Barros apresentou uma análise das experiências do Fórum Alagoano de Educação de Jovens e Adultos de 2016 a 2024, trazendo à tona os desafios e as potencialidades do EJA no Brasil. A participação das docentes da UFAL em debates e visitas técnicas em instituições portuguesas reforça a parceria luso-brasileira e promete gerar novas práticas e políticas educativas voltadas à inclusão e ao desenvolvimento social.