A professora Elaine Karine Lima dos Santos, da Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto, em Penedo, Alagoas, alcançou o 8º lugar no Prêmio Ensina Integral, promovido pela Sincroniza em parceria com o Instituto Sonho Grande. A premiação reconhece práticas inovadoras no ensino integral que transformam a educação e promovem o desenvolvimento integral dos alunos, incentivando valores como cidadania, competências socioemocionais e cognitivas.
Elaine participou pela primeira vez da premiação com sua prática pedagógica “Descobrindo o Empreender que Há em Mim”, destacando-se entre educadores de 25 estados brasileiros. A iniciativa, voltada para alunos do ensino médio, busca desenvolver habilidades de empreendedorismo por meio de atividades práticas, como a elaboração de planos de negócios, uma feira de empreendedores e rodas de conversa com empresários locais.
Metodologia inovadora e impacto social
A participação de Elaine no prêmio foi resultado da trilha formativa “Boas Práticas Pedagógicas – Inspirando o Futuro do Ensino Médio Integral”, realizada entre agosto e novembro. O curso, dividido nos módulos “Planejando para o Protagonismo” e “Avaliando a Aprendizagem”, proporcionou a Elaine novas estratégias pedagógicas focadas na aprendizagem ativa e no protagonismo estudantil.
Entre as atividades, a feira de empreendedorismo se destacou por envolver todas as turmas e promover a inclusão e o protagonismo dos alunos. Um momento emocionante foi a história de um aluno autista que, apesar de inicialmente se sentir desconfortável com o barulho e movimento do evento, assumiu a responsabilidade pela parte financeira do estande de sua turma. Ao final, ele compartilhou com a mãe que aquele foi “o dia mais feliz da sua vida”.
Reconhecimento e inspiração para Alagoas
O prêmio, transmitido ao vivo pelo YouTube, destacou as 10 práticas mais inovadoras do país. “É com muito orgulho que levo o 8º lugar em práticas no Integral no país, representando meu estado, Alagoas. Orgulho de ser nordestina e de ser alagoana”, comemorou Elaine. Ela enfatizou seu compromisso em continuar aplicando práticas que enriqueçam a experiência escolar e promovam o desenvolvimento integral de seus alunos.
O resultado reforça a presença de Alagoas entre os estados com práticas de ensino integral de excelência, junto a Sergipe, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Mato Grosso, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, trazendo orgulho e esperança para a educação da região.