O procurador-geral de Justiça de Alagoas, Lean Antônio Ferreira de Araújo, manifestou apoio à candidatura da procuradora de Justiça Maria Marluce Caldas Bezerra ao cargo de ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em ofício enviado ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, Lean destacou a experiência e o legado de Marluce no Ministério Público, onde atua há 37 anos.
Marluce Caldas é reconhecida por seu compromisso com os mais vulneráveis e pela luta contra a injustiça social. Ela foi a primeira promotora a atuar no Tribunal do Júri em Maceió e a primeira mulher a liderar o Núcleo de Pesquisa Jurídica do CESMAC. Além disso, ocupou cargos importantes na administração pública, como secretária de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, e também na Secretaria do Emprego e Renda de Alagoas.
Com sólida formação em Direito Constitucional e Processual, a procuradora também possui trajetória acadêmica como professora universitária. “A trajetória de Marluce Caldas é um exemplo de luta pela justiça e pelos direitos fundamentais no Brasil. Sua indicação ao STJ seria um marco histórico, especialmente para a representatividade feminina no campo jurídico nordestino”, declarou Lean Araújo.
O nome de Marluce Caldas será submetido à apreciação do presidente Lula, responsável por indicar o ocupante da vaga do Quinto Constitucional no STJ. A decisão será um marco para o fortalecimento da presença de mulheres no cenário jurídico nacional.