A Prefeitura de Viçosa, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, está apoiando a produção de milho para silagem voltado à alimentação animal. A parceria fortalece a pecuária leiteira desenvolvida por 14 produtores do Assentamento Dourada.
Eles arrendaram 30 tarefas de terra na Fazenda Aquidaban, zona rural de Viçosa, e iniciaram o plantio com o apoio logístico e técnico da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
“Com essa ação, fortalecemos uma das maiores vocações econômicas de nosso município, que é a pecuária leiteira”, destaca o prefeito de Viçosa, João Victor.
O Município forneceu tratores, roçadeira e plantadeira para roçar e arar a terra, com vistas ao início do plantio. As sementes de milho foram fornecidas por meio do Programa Planta Alagoas, distribuídas em Viçosa pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
“Essa silagem vai ser muito boa para o início do verão. Se Deus quiser daqui a dois, três meses já estaremos dando início à nova silagem, porque, na verdade, a gente sofreu muito carregando silagem de Palmeira (dos Índios) e cara. Com esse apoio da Prefeitura, a agricultura familiar só tem a ganhar”, afirmou o produtor de leite, Luciano Ferro.
A silagem de milho é um alimento importante na nutrição de ruminantes, devido ao seu alto valor nutritivo, principalmente no que se refere ao teor de energia, melhorando a produção de leite.
“Essa parceria fortalece a pecuária leiteira e aumenta a renda dos produtores rurais do Assentamento Dourada”, observa Thales Tenório, da Secretaria Municipal de Agricultura.
Fonte – Jornal de Alagoas m