O prefeito de Santana do Mundaú, Arthur Freitas, assinou o decreto nº 114 de 07 de julho de 2023, que declara a Situação de Emergência no município em decorrência do alto volume de chuva que atingiu o município nesta sexta-feira (7).
A medida que vale por 180 (cento e oitenta) dias, possibilita aos órgãos municipais atuarem nas ações de respostas necessárias a minimizar os efeitos causados pela força da natureza, que culminaram na ocorrência de danos humanos, materiais e ambientais; e consequentes prejuízos econômicos públicos e privados.
“Desde a enchente de julho de 2022, que nossas equipes estão preparadas para atuar de forma ágil e preventiva para eventos dessa proporção. Sabemos que não podemos prever a força da natureza, mas com o monitoramento permanente e o aviso das condições meteorológicas, montamos uma força-tarefa para dar todo o suporte e remover em segurança, as pessoas das áreas de risco”, disse o prefeito Arthur Freitas.
A Defesa Civil Municipal, as secretarias de educação, assistência social, infraestrutura, saúde, além da Guarda Municipal e demais pastas, estão executando diversas ações de auxílio às pessoas; e suporte aos locais atingidos.
“Apesar de ainda neste sábado às 15h, estarmos ilhados nos acessos por União dos Palmares e Correntes – PE, além da falta de energia, sinal telefônico e internet; nossa população está sendo bem assistida pelas nossas equipes; e também estamos percorrendo a cidade e zona rural para avaliar os impactos que foram causados a fim de garantir a execução de ações prioritárias, como as melhorias nas estradas vicinais, desobstrução e limpeza das vias e recuperação de pontes”, concluiu o gestor.