Em uma iniciativa pioneira na capital alagoana, a Prefeitura de Maceió vai instalar uma Sala de Regulação Sensorial durante os festejos juninos no estacionamento de Jaraguá. O maior São João do Litoral do Brasil, mais uma vez, reforça o compromisso com a inclusão social destinando um espaço acolhedor e seguro para pessoas neurodivergentes, que estiverem em crise sensorial durante o evento.
A instalação do ambiente é uma parceria firmada entre a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), com as empresas Ciclos e Spider P&E. O espaço que será instalado é uma cabine acoplada e com acesso ao camarote PCD.
O São João Massayo 2024 é o primeiro evento público do Nordeste a oferecer a Sala Sensorial, sendo mais uma ferramenta de inclusão para as pessoas neurodivergentes e por isso se destaca, mais uma vez, pela iniciativa em promover o acesso de maceioenses e turistas aos eventos culturais organizados pela Prefeitura de Maceió. Grandes festivais como o Lollapalooza, Rock in Rio e The Town, realizados na região Sudeste do Brasil, também são exemplos de inclusão e acessibilidade.
“A presença da Sala Sensorial no São João, além de ser uma grande novidade, por ser algo presente em grandes festivais, é mais uma inovação que a Prefeitura de Maceió, por meio da Semuc, em parceria com a Ciclos e a Spider, traz para mostrar a preocupação em tornar as festividades de Maceió cada vez mais inclusivas e acessíveis. Isto reforça que temos desempenhando um papel vital nas festividades, garantindo um ambiente seguro, acolhedor para pessoas que possam se sentir sobrecarregadas com os estímulos sensoriais intensos comum em festividades, como luzes fortes, som alto e multidão”, disse Laura Bizerra, coordenadora de Ações Estratégicas para PCDs da Semuc.
Laura destacou também como o espaço vai ajudar a diminuir a ansiedade e estresse das pessoas neurodivergentes, que utilizarem a área. “Um ambiente tranquilo, que permite que todos possam participar do evento de forma confortável e positiva, além de proporcionar benefícios terapêuticos e melhorias na experiência do evento. Isto aumenta a satisfação dos participantes, porque estaremos proporcionando um espaço onde as necessidades individuais são reconhecidas e respeitadas”, finalizou.