A Prefeitura de Boca da Mata distribuiu, ao longo do mês de setembro, centenas de kits merenda para estudantes da educação infantil e primeiros anos da rede municipal de ensino, que ainda não retornaram às aulas presenciais.
Encabeçada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), a distribuição contemplou alunos das creches Vicente Barros e Aristeia, Centro de Educação Infantil Edja Soares e escolas Rita Alves, Francisco Ferreira, Joventino Dâmaso e José Patrício.
A distribuição de kits merenda é prevista por meio da Resolução N° 2, de 9 de abril de 2020, que dispõe sobre a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) durante o período de estado de calamidade pública, reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia do novo coronavírus.
A nutricionista responsável pelo PNAE de Boca da Mata, Alessane Xavier, conta que os kits foram elaborados de acordo com os recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação, que estabelece a modalidade de ensino contemplada e o valor per capita de cada gênero alimentício que os estudantes precisam.
“Além disso, os kits precisam ser adequados de acordo com a resolução do FNDE N° 6, de maio de 2020, que ampliou a lista de alimentos com aquisição proibida com recursos federais”, explicou. “Fica proibida também a oferta de alimentos ultraprocessados e a adição de açúcar”, destacou Alessane.
Para a secretária municipal de Educação de Boca da Mata, Maria Izaura, é importante continuar prezando pelo bem-estar dos alunos, seja na escola ou em casa. “Com um cardápio colorido, equilibrado e rico em nutrientes, buscamos ofertar uma alimentação saudável para todos os alunos da nossa rede de ensino”, disse.