O prefeito de Porto Real do Colégio, Aldo Borges, foi às redes sociais na noite do último domingo (9) para agradecer aos eleitores por votarem e elegerem dez vereadores das duas coligações da base de apoio da situação.
“Agradeço ao povo de Porto Real do Colégio por eleger a maioria absoluta dos vereadores do nosso agrupamento nesta eleição suplementar. Todos os amigos que enfrentaram esta difícil batalha, com ou sem mandato, podem contar comigo. Estamos juntos, pelo bem dos colegienses”, disse o gestor.
As eleições suplementares foram convocadas após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar todos os mandatos e diplomas de todos os vereadores da cidade no último dia 6 de maio. Nos anos de 2022 e 2023, o TSE anulou todos votos recebidos pelo MDB e pelo PP para vereador na eleição municipal de 2020 por constatar que os partidos usaram candidaturas femininas fictícias, o que configura fraude à cota de gênero.
Segundo relator do processo no (TRE-AL), desembargador eleitoral Sérgio de Abreu Brito, como mais da metade dos votos para vereador foram anulados, era obrigatório realizar nova eleição para o cargo, como determina o Código Eleitoral.