Na última segunda (10), o prefeito de Monteirópolis, Mailson Mendonça, esteve reunido com o delegado da Receita Federal, Reinaldo Almeida, com o servidor do órgão, Bruno Rosa, e com o advogado Felipe Loureiro para solicitar a implementação do Ponto de Atendimento Virtual (PAV).
Com a implementação desta ferramenta pela Receita Federal, a emissão de CPFs, por exemplo, ficará muito mais simplificado para os habitantes da região, por não necessitar se deslocar por grandes distâncias para usufruir de um serviço básico.
Os Ponto de Atendimento Virtual (PAV) surgiram em fevereiro de 2020 e tiveram um crescimento exponencial durante a pandemia da Covid-19 em todo o país.
Funciona da seguinte maneira: o atendimento é realizado por um servidor municipal que é treinado pela Receita Federal e recebe assistência permanente. Os serviços são realizados no local ou encaminhados digitalmente para a Receita Federal para conclusão.
Os principais serviços são: cadastros de CPF, CNPJ, imóvel rural, obras e CAEPF; emissão de documentos de arrecadação como DARF, GPS e DAS; autoatendimento orientado; cópia de declaração; protocolo de documentos; consulta de pendência fiscal; entre outros.