Após a construção da unidade hospitalar, o Prefeito de Japaratinga, Klever Júnior Loureiro, prestigiou a inauguração do Hospital Regional do Norte (HRN), nesta segunda (6), que será peça fundamental para solucionar 85% dos problemas de saúde da região. Construído em uma área de 11.320 m², o Hospital recebeu investimentos do Tesouro Estadual em ordem de R$ 30,7 milhões. Devido à pandemia, o hospital teve sua abertura antecipada e irá atender, inicialmente, apenas pacientes com suspeita ou que testaram positivo para a Covid-19.
A coletiva de imprensa teve a presença do Governador do Estado, Renan Filho, do Secretário de Saúde, Alexandre Ayres, autoridades, prefeitos e do pré-candidato a prefeitura de Maragogi, Marcos Madeira. Ele é o escolhido por Renan para fortalecer novamente o setor turístico no litoral Norte, que é a principal força da economia local.
Após a inauguração, Klever Júnior Loureiro explicou que o Hospital Regional do Norte será um centro especializado para tratamento de casos para Covid-19. “É um alívio para nossa população. O Estado é responsável para manutenção de 60 leitos, são 50 clínicos e 10 de UTI. O norte de Alagoas terá mais investimentos para retomada econômica, fortalecimento do turismo e geração de emprego”.
Com capacidade para 123 leitos, a unidade hospitalar irá gerar mais de 500 empregos. Conforme o projeto elaborado pela equipe técnica da Superintendência de Atenção à Saúde (SUAS), a unidade irá contemplar uma população estimada em 166 mil habitantes. Com isso, além de Japaratinga, serão beneficiados os moradores de Porto Calvo, São Luís do Quitunde, Jacuípe, Jundiá, Matriz do Camaragibe, Passo do Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras e Maragogi.
Sobre a retomada gradual, o prefeito de Japaratinga disse que o município está organizado para reabertura de atividades não essenciais, mas, agora espera a liberação do Estado para que avance as outras fases. “O Governo prometeu a construção e revitalização das estradas que dão acesso aos municípios. Tanto o hospital, como também esse tipo de urbanização, é fundamental para economia da nossa região. Ela será o estímulo para pequenos negócios”, disse.
(Ascom)