Nesta sexta (14), o prefeito de Chã Preta, Maurício Holanda, foi acusado de nepotismo por nomear sua irmã, Ana Izabel Holanda, para a recém criada Secretaria de Governo do município.
Segundo a denúncia, Maurício teria nomeado a irmã para três cargos diferentes somente nos últimos três anos. Em 2021, a nomeou para chefe de gabinete conforme portaria 0401-031/2021, que teria sumido do portal da transparência.
Além de a manter no cargo, o prefeito também a nomeou como membro do Conselho do FUNDEB, do Conselho Municipal de Educação, como secretária de Administração e, agora, como secretária de Governo.
Em janeiro deste ano, mais precisamente no dia 13, o Ministério Público Estadual recomendou ao prefeito que exonerasse a irmã, por constituir nepotismo e deu um prazo de dez dias úteis para receber uma resposta. Já no dia 17 do mesmo mês, a exoneração de Izabel foi publicada, porém, no dia 20, três dias depois, ela foi nomeada como secretária de Administração, Planejamento e Recursos Humanos.
No dia 27 de fevereiro foi enviado para a Câmara Municipal um Projeto de Lei para a criação da Secretaria de Governo, sendo aprovada no dia 14 de março, um tempo recorde, a Lei nº. 685/2023. No dia 1º de junho, Ana Izabel Holanda foi nomeada ao cargo de secretária na mesma, pela portaria nº 0106-004/2023.
Em um ofício enviado pelo prefeito em resposta a solicitação dos vereadores Israel Tenório, Josivaldo Porangaba, José Ailton e Patrícia Macário, afirma só há uma única servidora alocada na nova secretaria: Ana Izabel Holanda Passos.
Presidente da Câmara Municipal
Além do prefeito da cidade, o presidente da Câmara Municipal, vereador Daniel Teixeira, também está sendo acusado de nepotismo. Em uma relação de servidores públicos de maio, a esposa e duas filhas do vereador constam com cargos públicos de relevância.
Alexsandra Barbosa Teixeira, esposa de Daniel, ocupa o cargo de diretora Cultural. Daniela e Eduarda Virgínia, suas filhas, estão lotadas como coordenadora do setor pessoal de folha de pagamentos e diretora de Turismo, respectivamente.