Em meio a um cenário político previsível, tanto na majoritária quanto na proporcional, poucos nomes podem surpreender nas eleições de 2026 em Alagoas.
As eleições de 2024 foram marcadas, salvo raras exceções, pela antecipação de resultados. Nos 102 municípios do Estado, a oposição ganhou apenas em quatro. Nas câmaras de vereadores, a renovação foi muito pequena.
Para 2026, o cenário esperado é parecido. Sem fato novo, teremos a reeleição da maioria da bancada federal e dos atuais deputados estaduais.
Alguns nomes, no entanto, podem surpreender. Um deles é o da prefeita de Atalaia, Ceci Hermann. Reeleita com 80% dos votos, tendo um vice da sua confiança (Nicollas), ela tem conversado com lideranças de vários municípios e parece disposta a tentar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Alagoas.
Ex-mulher de Renato Filho, que foi prefeito de Pilar e filho da deputada estadual Fátima Canuto, Ceci também teve relacionamento como vereador de Maceió Palmeira. Agora, ao que parece, ela deve tentar carreira política solo. A perspectiva é sair de Atalaia com grande uma votação, conseguindo também votos em cidades próximas ao seu município.
Se confirmada a candidatura a deputada estadual, Ceci enfrentaria Fátima Canuto, sua ex-sogra e disputaria com ela votos não só em Atalaia mas também em várias outras cidades onde a deputada tem ou teve bases. Mas essa é outra história.
Fonte: Blog de Edivaldo Junior