A prefeita de Lagoa da Canoa, no Agreste de Alagoas, Tainá Correa de Sá Lúcio da Silva, a Tainá Veiga, foi denunciada, através da Ouvidoria do Ministério Público de Alagoas (MPAL), por supostas irregularidades e indícios de atos ímprobos praticados em sua gestão.
Para dar maior celeridade ao processo, o vereador do município Everenil Barros dos Santos encaminhou ainda as denúncias diretamente ao procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque. A reclamação vai desde distribuição de água retirada da propriedade da prefeita, gastos exacerbados com combustíveis, despesas com compras de livros e falta de concurso público à criação de empresas terceirizadas.
O processo no MP (11.2023.00001362-5), que foi instaurado em 27 de julho e encontra-se em andamento, trata de supostos atos de improbidade administrativa.
De acordo o conteúdo, a água distribuída nas comunidades e povoados do município é retirada de poço localizado em imóvel de propriedade da prefeita e do seu esposo. No documento foram anexados os empenhos realizados, valores pagos e números dos processos. Neste caso, os envolvidos são a Empresa Pegasus Locadora, a prefeita de Lagoa da Canoa e seu esposo, Lauro Fonseca.
Também em andamento e por improbidade administrativa, há o processo 11.2023.00001333-6 instaurado em 21 de julho e relativo à suspeita de gastos exacerbados com combustível, tendo em vista a vultosa quantia de mais de R$ 500 mil somente até maio deste ano. Na mesma data foi instaurado o 11.2023.00001330-3, desta vez referente a despesas com compras de livros (Almanaque de Português) no valor de R$ 1.438,400,00 à empresa Didáticos de Fortaleza – CE, (Didáticos Editora LTDA) no ano de 2021, em plena pandemia. Segundo a denúncia, “causa estranheza, tendo em vista a redução ou paralisação por completo das atividades escolares de modo presencial”
A reportagem do Extra recebeu da assessoria uma nota onde as denúncias são contestadas: “A ASCOM da Prefeitura Municipal de Lagoa da Canoa/ AL vem, em resposta aos itens supostamente denunciados à Ouvidoria do Ministério Público Estadual, esclarecer que se trata de denúncias com caráter eleitoreiro, que visam tentar denigrir as benfeitorias da atual gestão. Ao tempo que todos os pontos suscitados são rasos, sem fundamento”, disse.
Fonte – Extra
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Em resposta a matéria publicada nesta terça-feira (5) neste portal de notícias, a Prefeitura Municipal de Lagoa da Canoa esclarece que as supostas denúncias mencionadas são de caráter meramente eleitoreiro, visando exclusivamente denegrir todo o trabalho, avanços e as benfeitorias conquistadas pela atual gestão.
Cabe ainda ressaltar que todos os pontos suscitados são rasos, sem fundamento e que as despesas narradas não guardam, sequer, objeto em comum com os referidos contratados, ao tempo em que todos os objetos citados são oriundos de processo licitatório próprio, com diversos concorrentes e com todas as garantias legalmente previstas.
Há de se lamentar ainda que as denúncias tenham partido de um vereador que até três meses atrás apoiava e contribuía com a atual gestão, mas que agora juntou-se a oposição que, durante anos, sucateou Lagoa da Canoa e envergonhou o nosso povo com gestões manchadas por abandono, perseguição e escândalos de corrupção, inclusive envolvendo a Polícia Federal.
Esse comportamento desesperado há praticamente um ano das eleições são tentativas de manchar o trabalho que vem sendo realizado no município pela prefeita Tainá Veiga e sua equipe, visto que ao longo dos últimos 7 anos Lagoa da Canoa tem avançado e conquistado importantes avanços e desenvolvimento nas mais diversas áreas, tendo como prioridade a humanização e a qualidade de vida das pessoas.
A Prefeitura de Lagoa da Canoa ressalta ainda que as denúncias sequer merecem prosperar, mas em caso de abertura de processo administrativo, terá acesso aos autos e não medirá esforços para responsabilizar os denunciantes pelo crime de denunciação caluniosa, ao se utilizarem da Justiça ou só MP para imputar fatos que o sabe inocente.
Por fim, a Prefeitura Municipal de Lagoa da Canoa, como é de costume, coloca-se à disposição da sociedade e, principalmente, do Ministério Público Estadual para quaisquer esclarecimentos e reforça o compromisso de continuar a prestação dos serviços públicos com qualidade, isenção e transparência.