Durante esta semana, o município de Atalaia ficou imerso em atividades enriquecedoras e diversificadas na Semana Cultural Afro-brasileira, marcando a celebração do Novembro Negro. As atividades visavam promover a valorização da cultura afro-brasileira e estimular o diálogo sobre questões essenciais no combate à discriminação racial na sociedade.
A Semana Cultural Afro-brasileira em Atalaia é uma iniciativa abrangente, englobando oficinas, palestras, apresentações artísticas e debates sobre temas fundamentais para a promoção da igualdade racial. A prefeita Ceci destaca a importância dessas atividades como instrumentos poderosos para conscientização e empoderamento.
“Através de eventos como esse, buscamos não apenas celebrar, mas também educar e sensibilizar a população sobre a importância da igualdade racial. O diálogo aberto e a participação ativa de todos são essenciais para construirmos uma sociedade mais justa e inclusiva”, disse.
Nesta edição, a semana ofereceu uma oficina de pintura corporal e afroterapia, conduzida Banda Odara.
A prefeita Ceci expressou sua satisfação ao relatar que o grupo de idosos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) participou do momento. “As expressões artísticas, como a pintura corporal, e práticas terapêuticas com raízes na cultura afro-brasileira proporcionou momentos de aprendizado e integração para toda a comunidade. Os idosos amaram e eu também”.
A prefeita também destacou que a Semana Cultural Afro-brasileira é mais do que um compromisso institucional, “é um ato de reconhecimento e respeito à diversidade que compõe nossa comunidade”.