Faltando pouco menos de três meses para as eleições municipais deste ano, a pré-campanha para a prefeitura de Maceió está em marcha lenta. Primeiro colocado com folga nas pesquisas, o prefeito JHC (PL) aproveita a festa de São João milionária promovida pelo poder público, enquanto a oposição aposta no mundo virtual, criticando os problemas da gestão.
A última pesquisa divulgada para o cargo foi feita pelo Instituto Paraná Pesquisas na última semana. A equipe de JHC comemorou o resultado, que mostrou que o atual prefeito ainda é favorito para levar o pleito no primeiro turno.
Esse resultado foi considerado positivo por conta dos atritos com o PP, do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que gerou uma possibilidade de ruptura e uma candidatura própria de Davi Davino Filho, mas estas rusgas não afetaram JHC na pesquisa, que foi realizada entre os dias 20 e 25 de junho.
A oposição tem como estratégia fazer debates nas redes sociais, lançando materiais de escândalos passados da gestão que não caíram bem na população, como os R$ 8 milhões destinados para a escola de samba Beija Flor, do Rio de Janeiro.
O deputado federal Rafael Brito (MDB) lançou um vídeo em suas redes se lançando como pré-candidato e fazendo críticas à gestão de JHC e também outro material audiovisual expondo que, enquanto o São João tem orçamento de R$ 20 milhões com artistas de fora, há alagamentos, carência de creches e escolas e outros problemas sociais.
“Um minuto da atração mais cara dessa gastança gigante daria pra pagar 120 consultas privadas de médicos ginecologistas”, disse o parlamentar.
Já Lobão (Solidariedade) também aposta em vídeos, mas mais artesanais e que se aproxima mais da periferia, mostrando problemas de locais do seu reduto eleitoral, como a Vila Brejal, o Mercado da Produção e cemitérios da região. Segundo ele, “gigante é a incompetência do prefeito”.
Já Ricardo Barbosa, tem optado por peças publicitárias sobre o PT, associando sua imagem à do presidente Lula. Outdoors e vídeos bem-produzidos com inserções inclusive em TV aberta tem destacado a atuação do partido nas áreas sociais, apostando em uma associação do pré-candidato à popularidade do presidente da república, que são do mesmo partido.
Na avaliação da cientista política Luciana Santana, ainda não dá para ter noção de como será a campanha esse ano.
“O cenário ainda ele está muito instável. Acho que a partir de agosto, efetivamente, é que a gente vai ter um cenário talvez mais agitado e aí a gente pode verificar se a gente vai ter aí maior ou menor polarização. Eu acredito que depende muito de como que os apoiadores do Rafael Brito vão se colocar nesse cenário. E aí sim, pode ser que a gente tenha uma disputa mais animada, mas ainda acho que está muito estável, ainda está um pouco morno”.
Vale lembrar que até agora, nem JHC nem Rafael Brito, considerados os principais nomes da disputa, definiram oficialmente os vices de suas chapas.
Para Luciana, é tudo calculado. “É uma estratégia, até para tentar evitar que eles sejam colocados em alguma situação de desgaste. Então é isso que tem acontecido, tanto de um lado quanto de outro”.