No ano passado, a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos de Alagoas registrou a entrega de 491 veículos aos seus legítimos proprietários, de um total de 825 veículos recuperados em todo o estado. O número representa aproximadamente 60% dos veículos recuperados.
O delegado Ronilson Medeiros, titular da especializada, atribui esse sucesso ao esforço investigativo diário de toda a equipe, que se dedicou integralmente ao monitoramento constante de informações sobre esse tipo de crime.
Segundo o delegado, alguns veículos não são devolvidos imediatamente aos donos devido à necessidade de passarem por perícia. Quando a perícia é concluída e o chassi original é identificado, a equipe trabalha diligentemente para localizar e devolver o veículo aos proprietários. No entanto, em casos de adulteração grave do chassi, a recuperação do veículo se torna inviável, e ele permanece à disposição da justiça.
Uma das estratégias eficazes adotadas pela delegacia foi a inserção quase em tempo real de informações sobre veículos roubados e furtados no estado, possibilitando uma ação rápida e eficiente da equipe. “É uma equipe dedicada que realiza esses registros, monitorando as ocorrências constantemente, inclusive nos finais de semana em regime de plantão”, acrescenta, o Delegado.
A estratégia proativa não só acelera a recuperação de veículos, mas também garante uma entrega consistente: “Esses números expressivos refletem o comprometimento da nossa equipe e a eficácia das estratégias adotadas. É uma vitória para a sociedade alagoana e reforça o papel essencial da Polícia Civil no fortalecimento da Segurança Pública”, destacou Ronilson Medeiros.
Ele reitera, que é fundamental que as pessoas que tiveram os veículos roubados procurem imediatamente a delegacia para registrar o boletim de ocorrência de furto ou roubo. “A Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos é a instituição competente para realizar esse procedimento, garantindo a inclusão no sistema do Detran para restrição e a emissão de um Alerta Geral Nacional. Com essa medida, os veículos serão identificados nas rodovias e, quando abordados, serão apreendidos. Em seguida, a equipe entrará em contato com a vítima para providenciar a devolução”, finalizou.