
A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) detalhou, nesta quinta-feira (20), as apreensões de um arsenal de guerra, grande quantidade de drogas e dinheiro na Vila Brejal, em Maceió. Segundo a investigação, o material pertencia ao traficante “Nem Catenga”, que estaria foragido no Rio de Janeiro, mas continua comandando o tráfico em Alagoas.
Durante coletiva de imprensa, o delegado Gustavo Henrique, da Polícia Civil, afirmou que o criminoso enviava armas do Rio para Maceió e mantinha influência sobre atividades ilegais no estado. “Mesmo estando lá, ele continua orquestrando todas as ações criminosas voltadas ao tráfico aqui em Alagoas”, disse.
O traficante já foi preso, cumpriu pena em um Presídio Federal, mas foi solto e voltou a atuar no crime. Atualmente, há seis mandados de prisão contra ele por crimes como homicídio, tráfico de drogas, organização criminosa e porte ilegal de arma de fogo. Sentindo-se pressionado pelas operações policiais, ele teria fugido para o Rio de Janeiro, onde continua comandando suas ações criminosas.
A operação da Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam) aconteceu na quarta-feira (19) e resultou na prisão de duas pessoas e na apreensão de um verdadeiro arsenal de guerra, além de drogas avaliadas em R$ 1,4 milhão.
Material apreendido:
- 1 fuzil SIG Sauer 556
- 2 submetralhadoras
- 1 espingarda calibre 12
- 2 rifles
- 1 revólver calibre 38
- Mais de 50 pacotes de maconha
- Grande quantidade de cocaína e crack
- Placa balística
As investigações continuam para localizar “Nem Catenga” e desmantelar sua rede criminosa. O material apreendido será encaminhado para a Justiça e posteriormente destruído.