A disputa por uma vaga de vereador em Maceió este ano será uma das mais acirradas da história, apesar do menor número de candidatos em comparação com pleitos anteriores.
Nas eleições de 2020, foram registradas 598 candidaturas proporcionais para 25 vagas, uma média de 23,9 candidatos por vaga.
Para o pleito deste ano, foram registradas 309 candidaturas de vereador para 27 vagas, com uma média de 11,4 candidatos por vaga.
Com menos pretendentes, a disputa deveria ser mais “tranquila”. Deveria. O efeito, porém, é exatamente o contrário. Com a mudança de regras, os partidos só podem apresentar chapas em Maceió com, no máximo, 28 nomes (100% das 27 vagas mais um). Antes, era possível apresentar até o equivalente a 200% das vagas.
A nova regra provocou uma “depuração” em todos os partidos, resultando na escolha de nomes mais competitivos. Foi o que ocorreu na Federação Brasil (PT, PCdoB e PV) em Maceió, garante o líder do PT na Assembleia Legislativa, deputado estadual Ronaldo Medeiros.
“Montamos a melhor chapa da história do PT em Maceió. Temos nomes muito competitivos não só no PT, mas também no PCdoB e PV. Pode anotar aí, vamos fazer três vereadores”, afirma o deputado.
Medeiros tem forte atuação política na capital e mantém relação permanente com movimentos comunitários. E é com essa expertise que ele faz o prognóstico: “Tenho andado muito por toda Maceió e tenho conversado com as pessoas. Temos de 5 a 6 candidatos com potencial para brigar por essas três vagas. Quem conseguir fazer a melhor campanha e chegar entre os três primeiros será eleito”, conclui.
Fonte – Blog do Edivaldo Júnior