A Unimed Maceió está alertando aos clientes sobre mais um golpe realizado pela internet e que tem impactado o orçamento doméstico de famílias. Neste caso, a prática fraudulenta consiste em enviar ao usuário do plano de saúde uma fatura falsa no formato eletrônico, em forma de mensagens de SMS, WhatsApp ou email que direcionam para páginas falsas com o dowload de uma fatura ilegítima.
A empresa orienta os usuários no estado a ficar atentos e mostra alguns pontos que podem servir de alerta para o golpe, como o valor da fatura, o código de barras e dados do boleto. A Unimed não menciona quantas reclamações e denúncias recebeu de pessoas que caíram no golpe, mas criou um canal com dicas e informações mostrando como proceder para evitar cair na armadilha. “Alguns clientes relataram que foram vítimas de golpistas, depois de pesquisarem por 2ª via do boleto na internet”, diz a empresa.
Nesse espaço, a empresa diz que um site usa o nome da Unimed de forma indevida e solicita dados pessoais, como nome, celular e e-mail, sob o pretexto de enviar tabelas de preços. A empresa alerta que não trabalha com nenhuma plataforma de vendas na internet fora do site oficial da operadora, que contém informações exclusivas sobre planos e serviços.
Por conta disso, medidas cíveis e penais estão sendo tomadas a fim de solicitar a retirada da página na internet e evitar possíveis golpes virtuais. Segundo a gerente jurídica da Unimed Maceió, Catherine Toledo, a preocupação da operadora é agir de forma rápida, para que as pessoas não sejam prejudicadas. “O nosso primeiro passo foi comunicar a população e clientes, porque, até o processo ser finalizado, os criminosos podem mudar a forma de aplicar o golpe. Nós também já abrimos um boletim de ocorrência na Polícia Civil e adotamos as demais providências judiciais cabíveis”, explicou Catherine.
A ação criminosa é feita pelo WhatsApp. Durante a conversa, os golpistas solicitam o CPF e a data de nascimento do cliente. Logo depois, falam que estão sem sistema e que vão gerar um boleto de forma manual, perguntando o valor que é pago mensalmente.
“Já sabemos que esse tipo de golpe tem uma área de atuação além da cidade de Maceió. Várias outras Unimeds já reportaram que seus beneficiários estavam sendo vítimas de fraudes de boletos. A nossa orientação, caso algum cliente tenha sido prejudicado, é ter a mesma conduta para todos os crimes e fazer um boletim de ocorrência”, ressaltou a gerente jurídica.
Um ponto importante para não cair no golpe do boleto é sempre conferir se as informações estão corretas. “Os dados que saem nesses boletos fraudados não são do cliente. O golpista vai até saber o nome do cliente, mas nos boletos em si há o nome de outra pessoa ou o recebedor não é a Unimed Maceió. Além disso, os bancos onde esses boletos são gerados são diferentes daquele que nós trabalhamos”, alertou Catherine.
Para prevenir problemas ou prejuízos financeiros, é importante não repassar informações pessoais em sites, ligações telefônicas e aplicativos, uma vez que haja suspeita de golpe.
Fonte – Extra