Foi a partir de uma experiência pessoal que a vereadora Olívia Tenório criou o projeto de lei para que Maceió tivesse um programa de Fisioterapia Pélvica para as mulheres na Rede Pública Municipal de Saúde. O projeto foi aprovado nesta quarta-feira (21) em segunda discussão na Câmara dos Vereadores.
Em seu pronunciamento nesta quarta, a vereadora Olívia afirmou que conheceu a fisioterapia pélvica durante sua gestação. “No início, quando eu não conhecia, sentia muitas dores, principalmente na parte de trás e perto da púbis, por conta de todas as mudanças no corpo que ocorrem na gestação. Quando conheci a fisioterapia, isso mudou minha vida, foi uma virada de chave”.
Ela contou ainda que, quando começou a fazer a fisioterapia, realizava muitos exercícios que ensinavam sobre o próprio corpo, prevenindo a diástase e a dor. “Isso conseguiu me fazer ter uma gestação muito mais leve e tranquila”. Com sua própria experiência pessoal e ouvindo outras mulheres gestantes, Olívia pensou neste projeto.
A ideia do programa é autorizar os hospitais, clínicas, postos de saúde, UPAs, Unidades Básicas de Saúde – UBS e estabelecimentos congêneres da rede pública de saúde do município de Maceió a garantir às mulheres em situação de vulnerabilidade social o direito ao tratamento da saúde pélvica, através do acompanhamento do profissional de fisioterapia especializado em saúde pélvica.
“Para que vocês compreendam os benefícios da fisioterapia pélvica, gostaria de apresentar alguns exemplos: prevenção e recuperação nos pós-operatórios, tratamento da incontinência urinária, infecções recorrentes, endometriose, prolapso de bexiga, dificuldades sexuais na menopausa, além do acompanhamento durante a gestação e o tratamento dos danos físicos e funcionais decorrentes de violência sexual e tratamentos oncológicos”, citou a vereadora.
A vereadora também disse, em seu discurso, que o programa representa um passo significativo em direção à garantia de cuidados adequados e especializados para as mulheres em todas as fases de suas vidas.
“Nós, como representantes do povo, temos o dever moral e ético de assegurar que todas as mulheres tenham acesso a serviços de saúde de qualidade, que respeitem e atendam suas necessidades específicas”.
O presidente da Câmara de Vereadores, Galba Netto, parabenizou a vereadora pelo projeto e expressou sua crença de que ele será essencial para auxiliar as mulheres de Maceió.