A próxima novidade do Pix, instrumento de pagamento instantâneo utilizado por 150 milhões de brasileiros, será a possibilidade de pagar uma compra por aproximação do celular. Essa informação foi revelada pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em um evento com empresários em São Paulo, na terça-feira (11/6).
O consumidor poderá registrar uma chave Pix nas carteiras digitais, como Apple Pay e Google Pay, e utilizá-la da mesma forma que paga atualmente com cartões de crédito ou débito virtuais nessas carteiras. Campos Neto explicou que a integração será rápida e permitirá a substituição dos cartões de crédito por chaves Pix nessas plataformas.
No entanto, ele não especificou quando a funcionalidade estará disponível, mencionando que ainda estão trabalhando nos acordos com as empresas das carteiras digitais. Durante o evento, Campos Neto destacou a rapidez e a inovação que essa mudança trará para os usuários do Pix.
Segundo os dados apresentados, hoje existem 108 milhões de brasileiros bancarizados e 150 milhões de usuários do Pix, incluindo 14,5 milhões de empresas. Em abril, foram registradas 4,9 bilhões de transações pelo Pix, um aumento de 53% em relação ao ano anterior. O presidente do BC também mencionou o impacto positivo do Pix na bancarização e inclusão financeira dos brasileiros, além das novas funcionalidades como Pix Agendado e Pix Automático.