Uma pesquisa da Quaest divulgada nessa quarta-feira (10), apontou a avaliação dos brasileiros sobre o trabalho do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A divulgação mostra que, nas classes mais vulneráveis, que recebem até 2 salários mínimos, a aprovação do petista chegou a 69%. Com isso, o presidente foi aprovado por 54% , enquanto 43% dos entrevistados reprovaram. O resultado indica que a aprovação voltou a se descolar da reprovação e, agora, é 11 pontos maior.
Já em maio, os percentuais eram de 50% e 47%, respectivamente, o que indicava empate técnico entre os dois indicadores. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos.
Em relação às opiniões de Lula, a ampla maioria dos entrevistados concordaram com as ideias do presidente. Para 90% o salário deve ser aumentado todo ano acima da inflação, 87% consideram muito altos os juros no Brasil e 84% consideram que as carnes consumidas pelos mais pobres deveriam ser isentas de impostos. Para 67% o governo não deve satisfação ao mercado.
De acordo com os dados, a pesquisa ouviu 2 mil pessoas com 16 anos ou mais em 120 municípios, entre os dias 5 e 8 de julho. A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos. O intervalo de confiança é de 95%.