O Instituto DataSensus realizou uma pesquisa no dia 9 de março em que aponta o cenário político do município de Cajueiro. De acordo com a pesquisa, a atual prefeita, Lucila Toledo, possui 70% de aprovação. Entre os entrevistados, apenas 25% desaprovam a gestão da atual prefeita e 5% não souberam ou não quiseram opinar. A pesquisa também apontou que, caso as eleições municipais fossem hoje, Lucila seria reeleita com vantagem em praticamente todos os cenários.
Na pergunta espontânea, quando perguntados em quem pretendem votar para prefeito de Cajueiro nas eleições deste ano, 48% responderam o nome de Lucila, 11% Vereador Eta e 1% Zé Carlos do PT. Já na pergunta estimulada, que traz os nomes dos candidatos para os entrevistados responderem, 58% responderam que votariam em Lucila, 25% Vereador Eta e 7% Zé Carlos do PT.
Como próxima pergunta, a pesquisa apontou a intenção de voto dos eleitores apenas com os nomes de Lucila e Vereador Eta. Para a pergunta, 62,5% responderam que votariam em Lucila, enquanto 30,8% votariam em Vereador Eta. Já num cenário em que a disputa seria entre a atual prefeita e Zé Carlos do PT, 68,2% dos entrevistados responderam que votariam em Lucila e 15,7% em Zé Carlos.
A pesquisa apontou ainda a rejeição de voto dos principais nomes para a disputa da Prefeitura de Cajueiro. Para a pergunta em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum para prefeito do município, 36,2% responderam que não votariam em Zé Carlos do PT, 20,5% não votariam em Vereador Eta e apenas 17,7% não votariam em Lucila Toledo.
Para a pesquisa, o Instituto DataSensus entrevistou 600 eleitores de Cajueiro, divididos por gênero, sendo 47% homens e 53% mulheres com idade a partir de 16 anos. O nível de confiança estimado do levantamento é de 95%, com margem de erro de 3,9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. A pesquisa do Instituto está registrada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), sob o número AL-06245/2024.