
O governador Paulo Dantas, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Gino César; e o prefeito de Igaci, Petrúcio Barbosa; assinaram nesta quarta-feira (16), a ordem de serviço para a perfuração de um poço na comunidade quilombola Sítio Serra Verde, em Igaci. A ação representa um avanço importante na luta por direitos básicos dos 200 moradores dessa comunidade tradicional.
Em cerimônia lotada, o secretário Gino César anunciou o benefício as famílias quilombolas em Igaci. A perfuração do poço faz parte das ações do Programa Mais Água Alagoas, que tem transformado a realidade de comunidades vulneráveis no estado.
“Levar água a quem precisa é garantir dignidade, é cuidar das pessoas. E essa é a missão que o governador Paulo Dantas nos confiou. Este poço não é só infraestrutura, é um ato de justiça com o povo quilombola, que tanto contribui para a identidade do nosso estado”, afirmou Gino César durante o evento.
O governo estadual, por meio da Semarh, vem intensificando ações voltadas às comunidades tradicionais. A expectativa é de que todas as comunidades quilombolas com histórico de déficit no abastecimento hídrico sejam atendidas pelo Mais Água Alagoas.
A ação em Igaci é mais uma prova do compromisso do Governo de Alagoas com uma política pública que reconhece e valoriza a diversidade social e cultural do estado, garantindo direitos básicos como o acesso à água para todos.