Durante a reunião do Consórcio Nordeste nesta sexta-feira (28), em João Pessoa, na Paraíba, o governador Paulo Dantas defendeu a criação do Imposto de Valor Agregado (IVA) na Reforma Tributária que tramita na Câmara dos Deputados. A reunião teve como objetivo que governadores e parlamentares discutissem pontos importantes da reforma que influenciam diretamente na arrecadação dos estados. A reunião contou com a presença do presidente da Câmara, Arthur Lira, do relator, o deputado Aguinaldo Ribeiro, e do coordenador do Grupo de Trabalho, Reginaldo Lopes.
“Hoje debatemos temas importantes para os nossos estados e Região, como a Reforma Tributária e o Arcabouço Fiscal. Inclusive, o presidente Arthur Lira garantiu que nos próximos 15 dias será pautado o arcabouço e ainda no primeiro semestre será pautada a reforma tributária. Dentre o que foi discutido, defendo o IVA Nacional, que é um imposto único para a união, estados e municípios. A Câmara demonstrou interesse em debater a reforma por entender que é o melhor para o país”, disse.
A agenda também contou com debates de pautas como a questão da legislação das energias renováveis, a assinatura de protocolos junto com o Ministério do Desenvolvimento Social para o fortalecimento do o programa de cisternas no Nordeste, e a discussão sobre um protocolo assinado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), além de uma apresentação institucional pelo Banco do Brasil.
Também acompanharam o governador a primeira-dama Marina Dantas, a secretária Renata Santos (Fazenda) e o secretário Gabriel Albino (Planejamento).
Fonte – Blog da Jana Braga