O governador de Alagoas, Paulo Dantas, comemorou o resultado do estado na classificação de risco Fitch, que aponta a nota de crédito do estado como BB/estável.
“O alagoano pode ficar tranquilo. Em AL, o dinheiro público é administrado com responsabilidade e muita competência. A prova disso é que Alagoas melhorou sua nota na avaliação da Agência de Classificação de Risco Fitch Ratings: agora estamos como BB/Estável. [segue o fio]”, postou Dantas no Twitter.
Foto: Reprodução / Twitter
A Fitch Ratings considera, entre seus critérios de avaliação de crédito, o saldo devedor que as empresas ou governos possuem. Ou seja, o tipo de dívida e seu grau de endividamento. Como também, qual a sensibilidade deste negócio a riscos sistêmicos.
A Fitch Ratings publica classificações de crédito que são opiniões sobre a capacidade relativa de uma empresa ou governo de cumprir compromissos financeiros.
A escala de classificação de crédito da Fitch vai de “AAA” (mais positiva) a “D” (menos positiva). São utilizados ainda sufixos “+” ou “-” para indicar diferentes probabilidades de inadimplência.
Entre “AAA e “BBB” está enquadrado o chamado grau de investimento. O termo é usado para definir que uma instituição está em boas condições para receber investimentos.
Já entre “BB” e “D”, escala onde Alagoas está inserida, está o chamado “grau especulativo”. O grau especulativo assim é chamado porque a relação que os investidores têm com as instituições que recebem essa nota não é exatamente de confiança e segurança, mas muito mais baseada em riscos altos e, automaticamente, maiores remunerações.
De acordo com comunicado da Fitch emitido nesta quarta-feira (26), o crédito “BB” reflete um desempenho macroeconômico e fiscal melhor do que o esperado “em meio a sucessivos choques nos últimos anos, políticas proativas e reformas”.
Fonte – Cada Minuto