O governador de Alagoas, Paulo Dantas, anunciou o envio de um projeto de lei em regime de urgência à Assembleia Legislativa, com o objetivo de autorizar a concessão de uma bonificação extraordinária no valor total de R$ 51 milhões aos profissionais da educação no estado. O anúncio foi realizado no último dia 24 de dezembro, por meio das redes sociais, como uma forma de reconhecer os esforços dos servidores pelos avanços educacionais obtidos em 2024.
“Estamos felizes em poder dar essa notícia maravilhosa para você que está na sala de aula, na escola, que está se esforçando todos os dias para elevar a produção do conhecimento para o estado de Alagoas”, declarou o governador. Ele também destacou o trabalho da secretária de Educação, Roseane Vasconcelos, e de todos os profissionais do setor pelo comprometimento com a melhoria da qualidade do ensino no estado.
Reconhecimento pelo avanço nos índices educacionais
A bonificação extraordinária é um reflexo do desempenho expressivo alcançado por Alagoas em 2024, especialmente no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O estado obteve o segundo maior avanço nacional na avaliação, resultado que, segundo o governador, é fruto do esforço conjunto entre professores, gestores e demais servidores da educação.
O bônus beneficiará cerca de 20 mil servidores da Secretaria de Estado da Educação, incluindo professores e funcionários administrativos. De acordo com o projeto de lei, o valor será equivalente ao 13º salário recebido em 2024 para os servidores das escolas que atingiram as metas pactuadas pelo Ideb. Para os demais profissionais da educação, o bônus corresponderá à metade do 13º salário.
Expectativas para 2025
O governador também expressou otimismo em relação ao futuro da educação no estado: “Nós avançamos expressivamente na qualidade do ensino, o que foi amplamente divulgado pelo governo do Estado e pelo Ministério da Educação. Em 2025, vamos bater novos recordes no setor”, afirmou.
O projeto de lei, ao ser aprovado pela Assembleia Legislativa, consolidará o compromisso do governo com o reconhecimento dos profissionais da educação e com a valorização de um setor fundamental para o desenvolvimento do estado.