O deputado federal Paulão (PT/AL) declarou, em contato com a Tribuna Independente, que defende o nome da procuradora Marluce Caldas, do Ministério Público de Alagoas (MP/AL) para assumir a vaga de ministra no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em uma disputa acirrada desde 2024, Marluce conseguiu chegar à lista tríplice em outubro do ano passado, e desde então aguarda a decisão do presidente Lula (PT) sobre o tema.
O parlamentar declara estar do lado da alagoana. “Eu faço defesa da candidatura dela, eu acho que é importante para Alagoas e para o Brasil. Uma mulher, uma pessoa que vai dar um protagonismo. Ela foi secretária na área social, uma figura que para mim nunca teve problema e acho que é válido para Alagoas. É importante o espaço da mulher, a representação do STJ e do STF [Supremo Tribunal Federal] ainda é muito baixa, é importante ter mulheres, é uma figura que representa lá. Então tem a minha torcida”, ressalta Paulão.
Marluce Caldas é tia do prefeito de Maceió, JHC (PL), e por isso surgiram especulações sobre uma possível saída dele do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro para algum da base aliada do Governo Federal. Paulão, no entanto, rejeita a tese.
“Eu acho que a gente tem que lutar por ela, e para mim a luta para ela ser do STJ independe do JHC, não tem nada a ver. É uma alagoana, é um espaço de uma nordestina”. Segundo ele, se há conversa com JHC, não passou por Alagoas. “Isso não tem nada a ver, essa discussão acho que não está havendo não, isso é especulação. Não sei. E de repente, se essa conversa ocorreu, e eu não tive conhecimento, não fui chamado para opinar, estou fora porque eu não estou sabendo. Isso é o plano nacional”, contextualiza.
O parlamentar lembra há pontos favoráveis a ela, destacando a articulação de um dos adversários. “A pessoa que está sendo disputada é uma pessoa do Amazonas, eu nem conheço. Inclusive, o cara que é o padrinho político da candidatura dele foi uma figura que criou até um processo de não atender com a candidatura e entrar na lista uma pessoa que o Lula queria”, aponta o fato como vantagem competitiva para Marluce. Mas, o deputado federal ressalta que não aposta em nenhum resultado. Ou seja, prefere aguardar. “O Governo, de forma habilidosa, recebe todo mundo, e tem outros atores fazendo disputa. Agora essa disputa é briga de gigante, se você me perguntar quem vai ser o nome, eu não sei”.
Paulão confirma que Marluce Caldas manteve o diálogo com o Partido dos Trabalhadores.
“No plano estadual, ela procurou todo mundo, inclusive me procurou. Eu conheço a Marluce há muito tempo, ela me procurou, e eu a recebi. Ela meu me procurou, João Caldas [irmão de Marluce], que foi colega meu, me procurou, e ela teve contato com a Benedita da Silva [PT/RJ]. Ela teve contato com a Gleisi [Hoffman, presidente do PT]. Ela está se virando”, finaliza o deputado.
Fonte: Tribuna Hoje