Segundo os bastidores da política local, o prefeito de União dos Palmares já tem uma espécie de plano “B” para vencer as eleições caso não consiga reverter o alto índice de rejeição.
Há quem diga que Areski está apostando em uma chapa “amiga”, que sem ameaçá-lo, possa tirar votos importantes dos principais candidatos de oposição.
A chapa seria formada pelo vereador Cícero Aureliano (PDT), o Tita, e o ex-prefeito Eduardo Pedrosa (PROS). Tita anunciou desde o ano passado que é pré-candidato a prefeito, e Eduardo surpreendeu a todos quando recentemente anunciou que está com a certidão de quitação eleitoral e que é sim pré-candidato.
A informação de que os dois poderão formar uma chapa de prefeito e vice, está circulando tanto entre os apoiadores do prefeito Areski quanto entre os integrantes dos vários grupos de oposição.
Vamos aos fatos:
O próprio vereador Tita, teria confidenciado a pessoas próximas na câmara de vereadores, que só lançou sua pré-candidatura após ter o aval do prefeito, que teria concordado em não demitir os contratados por indicação do vereador.
Este fato foi confirmado por Tita no programa Mesa da Verdade, exibido no Facebook. Na ocasião, o senhor Luiz Carlos falou que tinha provas de que pessoas ligadas ao pré-candidato, entre elas seu próprio filho, ainda estavam recebendo da prefeitura. Tita não teve outra opção a não ser confirmar, alegando que se tratava de indicações.
Em resposta ao jornalista Roberto Ventura durante entrevista ao BR104, o prefeito Areski Freitas confirmou que teria feito às pazes com o ex-desafeto político Eduardo Pedrosa, abrindo assim a possibilidade para um eventual acordo político. Porém, Kil disse que na ocasião não falaram sobre política, apenas sobre assuntos pessoais.
Eduardo e Tita, estão em um movimento de afastamento dos demais pré-candidatos de oposição. O grupo de Pedrosa desentendeu-se com o vice-prefeito Zé Alfredo, quando houve a possibilidade de Z.A se filiar ao PROS. Já o pré-candidato Cícero Aureliano, até se reuniu com outros pré-candidatos, mas deixou claro que será candidato de qualquer maneira, restando apenas decidir quem será seu vice.
Outro acontecimento que reforça a possibilidade dos dois pré-candidatos se unirem, é o fato de que o deputado Francisco Tenório, apoiador político de Eduardo, ter feito questão de aparecer no diretório do PDT em União dos Palmares, por ocasião do lançamento oficial da pré-campanha de Tita, dando a entender que os interesses dos dois grupos convergem.
Se de fato a chapa entre Eduardo e Tita for confirmada nas convenções que se aproximam, ficará mais difícil para a oposição e mais fácil para o atual prefeito de União dos Palmares, que sendo o idealizador dessa união ou não, tem grande interesse em que ela se torne realidade.
Fonte – BR-104