Uma pesquisa recente realizada pela consultoria Quaest revela que 47% dos brasileiros acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro participou ativamente de um plano de golpe de Estado. Os dados divulgados nesta quarta-feira mostram que apenas 40% dos entrevistados acreditam na inocência do ex-capitão, enquanto 13% não souberam ou não quiseram responder ao questionamento.
O levantamento desta quarta-feira acompanha a repercussão das investigações da Polícia Federal relacionadas a Jair Bolsonaro. Até o momento, os indícios apontam seu envolvimento na trama golpista durante seu governo, com a participação de ministros, assessores diretos da Presidência e militares do alto escalão das Forças Armadas.
Apesar dos fortes indícios, Bolsonaro nega qualquer participação no plano golpista, argumentando que as investigações são uma perseguição política contra ele. No entanto, a maioria dos brasileiros, de acordo com a Quaest, não se convence com essa tese. A pesquisa indica que apenas 39% concordam com a alegação de perseguição, enquanto 53% acreditam que Bolsonaro não está sendo alvo de perseguição, e 7% optaram por não responder.
O levantamento também aborda a avaliação dos brasileiros em relação à decisão do Tribunal Superior Eleitoral que tornou Bolsonaro inelegível. Nesse caso, a maioria, somando 51%, considera correta a postura do tribunal diante dos fatos, enquanto 40% acreditam que a Justiça errou nesse caso.