Na manhã desta segunda-feira (20), o papa Francisco enviou uma mensagem em forma de oração ao presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, às vésperas de sua posse como 47º presidente do país. O pontífice destacou a importância da liderança norte-americana para a construção de um mundo mais justo e inclusivo.
“Por ocasião de sua posse como 47º presidente dos EUA, ofereço cordiais saudações e a garantia de minhas orações para que Deus Todo-Poderoso lhe conceda sabedoria, força e proteção no exercício de seus altos deveres”, afirmou o papa.
Francisco enfatizou o papel dos Estados Unidos como uma terra de oportunidades e acolhimento, pedindo que Trump governe inspirado pelos ideais fundadores da nação. “Espero que, sob sua liderança, o povo americano prospere e sempre se esforce para construir uma sociedade mais justa, onde não haja espaço para ódio, discriminação ou exclusão”, declarou.
O papa também fez um apelo humanitário, pedindo que Trump priorize a promoção da paz e da reconciliação global. “Ao mesmo tempo em que nossa família humana enfrenta inúmeros desafios, sem mencionar o flagelo da guerra, também peço a Deus que guie seus esforços na promoção da paz e da reconciliação entre os povos”, disse Francisco.
No entanto, em entrevista concedida na noite anterior a um talk show italiano, Francisco expressou preocupação com as políticas anunciadas por Trump, em especial a promessa de deportações em massa de imigrantes, classificando a medida como “uma vergonha”.
Encerrando sua mensagem, o papa invocou bênçãos divinas sobre Trump, sua família e o povo americano. “Com esses sentimentos, invoco sobre você, sua família e o amado povo americano uma abundância de bênçãos divinas”, concluiu.
A posse de Donald Trump ocorrerá na próxima sexta-feira, 20 de janeiro, em meio a tensões políticas e sociais nos Estados Unidos.