O cineasta palestino Hamdan Ballal, vencedor do Oscar 2025 de Melhor Documentário por Sem Chão, foi espancado e detido por soldados israelenses em sua vila. A informação foi divulgada por seu codiretor, Yuval Abraham, que relatou que Ballal sofreu ferimentos graves e foi levado sem deixar rastros.
O documentário Sem Chão, dirigido por um coletivo palestino-israelense, denuncia a destruição da região de Masafer Yatta por soldados israelenses na Cisjordânia. Imagens divulgadas mostram um grupo de colonos atacando a vila de Ballal, destruindo carros e ameaçando ativistas estrangeiros.
Segundo a agência Associated Press, Ballal foi detido por soldados enquanto recebia atendimento médico após os ataques no vilarejo de Susiya. Junto com ele, outro palestino também foi levado, e até o momento, seu paradeiro segue desconhecido.
Durante a temporada de premiações, Yuval Abraham fez discursos políticos contundentes, denunciando a destruição em Gaza e a desigualdade entre palestinos e israelenses. No Brasil, Sem Chão está em cartaz nos cinemas e disponível para aluguel ou compra em plataformas digitais.
*com informações do Extra