A falta de medicamentos está interrompendo o tratamento de quimioterapia em pacientes com câncer no Hospital Chama, em Arapiraca. Os pacientes protestam e denunciam que a deficiência na compra de insumos deve-se à falta de repasse de recursos financeiros pelo governo do estado.
O clima na unidade de saúde é de desespero e revolta por parte de pacientes e familiares. “Está tudo parado. Eles [no hospital] dizem que não podem fazer nada até que o dinheiro chegue. Enquanto isso, meu medo é que a doença avance sem que eu possa fazer algo para impedir”, desabafa uma paciente em entrevista ao jornal Tribuna do Sertão nesta terça-feira, 16.
A direção da unidade de saúde não se pronuncia a respeito da falta de medicamentos e nem concede entrevista sobre o assunto. Os profissionais evitam falar sobre a situação de desabastecimento na especialidade porque temem represálias. Informações divulgadas nos corredores, no entanto, mostram que o Hospital Chama tem carência nos estoques em outras especialidades, que limitam o atendimento público. A reportagem do Extra tenta contato com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para saber quais providências estão sendo adotadas para resolver o problema.
Fonte – Extra