O influenciador Pablo Marçal, candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PRTB, declarou nesta segunda-feira, 26, que o termo “bolsonarismo” foi cunhado pela esquerda para vincular o avanço do conservadorismo no Brasil ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Marçal também afirmou que nem ele nem Bolsonaro têm controle sobre esse movimento. Nas últimas semanas, o ex-coach tem ganhado destaque nas pesquisas eleitorais, principalmente entre os eleitores bolsonaristas, mesmo com o ex-presidente apoiando formalmente a reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB) na capital paulista.
Segundo Marçal, a esquerda criou o termo “bolsonarismo” na tentativa de fazer com que todos os conservadores se pareçam com Bolsonaro. Em entrevista ao canal CNN, o influenciador ressaltou que a liberdade não pertence a ninguém em específico, nem a ele, nem a Bolsonaro.
Apesar de suas declarações, o candidato do PRTB garantiu que não irá se posicionar contra Bolsonaro, a quem ele considera um “grande líder”. Recentemente, Marçal e Bolsonaro se desentenderam no Instagram, onde o ex-presidente respondeu ao influenciador com ironia. Marçal, sem apresentar provas, afirmou que o comentário foi feito pelo vereador Carlos Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente, a quem chamou de “retardado”, dizendo que ele prejudicou Bolsonaro na eleição passada.