Pesquisa de opinião pública do Instituto Ibrape, feita entre 15 e 17 de março, por amostragem, aponta que para 75% dos alagoanos a saúde pública melhorou ou se manteve estável na administração do governador Paulo Dantas (MDB).
Para um setor da gestão pública que normalmente é muito controverso, o resultado é bastante expressivo em favor de Dantas
A melhor avaliação foi registrada no Sertão: 45% dos entrevistados nessa região revelam que a saúde pública melhorou, 47% entendem que permanece igual e só 8% acham que piorou.
Um fator fundamental para esse resultado positivo deve ser creditado aos serviços prestados pelo Hospital Regional do Alto Sertão, unidade de referência em média complexidade instalada em Delmiro Gouveia.
O hospital oferece aos cerca de 190 mil alagoanos da região sertaneja leitos de UTI, serviços de urgência e emergência, maternidade 24 horas, serviços ambulatoriais e diversas especialidades médicas, incluindo, desde o ano passado, procedimentos de laqueadura, atendendo a uma alta demanda reprimida da região.
Outro equipamento que contribui para a elevada avaliação da área de saúde no Sertão é a UPA -Unidade de Pronto Atendimento que funciona em Santana do Ipanema, fortalecendo a rede de atenção às urgências.
Em números gerais, a pesquisa do Ibrape entrevistou 2.626 pessoas em 52 municípios de todas as regiões do Estado, com os seguintes dados apurados: 43% das pessoas ouvidas opinaram que a situação da saúde pública permanece estável; 32% afirmaram que houve mudança para melhor; 23% acham que houve piora – os 3% restantes não opinaram.
Fonte: Blog Contextualizando