O candidato Edmundo González e a líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, fizeram uma declaração após o encerramento da votação deste domingo (28) no país. “Estamos extremamente satisfeitos com o dia de hoje. Queremos parabenizar todos os venezuelanos por esta jornada histórica que vivenciamos”, afirmou González, destacando a massiva participação popular, “nunca vista nos últimos anos”.
González e María Corina Machado solicitaram aos eleitores, que chamaram de “testemunhas”, que permanecessem nos centros de votação até a recepção das atas dos resultados das mesas, conforme estabelecido pelas autoridades eleitorais. “Estamos muito confiantes com as perspectivas dos resultados. Esta jornada terminará como começou, e vamos celebrar em paz”, concluiu González.
Durante a declaração, María Corina Machado mencionou que a frente opositora já possuía os números, mas não podia divulgá-los ainda. “Já estamos recebendo as atas e estamos totalizando uma por uma. Assim que as mesas forem fechadas, procederemos à contagem, papel por papel”, afirmou. A líder da oposição também pediu aos apoiadores que permanecessem nos centros de votação, enfatizando a importância da vigilância.
María Corina Machado também comentou sobre a participação nas urnas. “Todos os 24 estados estão batendo recordes. Não especulamos, falamos com provas em mãos. Temos relatórios de participação ao longo do dia”, concluiu, reforçando a confiança na transparência e na massiva presença dos eleitores.