O vereador por Maceió, Alan Balbino (PSD) surpreendeu, na manhã de hoje, ao anunciar– na tribuna da Casa de Mário Guimarães – que deixará o grupo de oposição ao prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PL). Ou seja: Balbino se colocou do lado de fora do grupo político que vem sendo coordenado pelo senador Renan Calheiros (MDB).
Balbino é suplente e se encontra no mandato por conta de o vereador Kelmann Vieira ter se licenciado do mandato para assumir a secretaria estadual de Prevenção à Violência, no governo de Paulo Dantas (MDB).
Se a saída de Alan Balbino do bloco opositor antecipará o retorno de Kelmann Vieira, aí é com a história futura… Nos bastidores, a presença de Balbino na Casa estaria condicionada a estar na oposição.
O pronunciamento de Balbino, anunciando sua saída do bloco opositor, foi parabenizada pelo líder do governo de JHC na Casa de Mário Guimarães, Chico Filho (MDB), que frisou um “ato de independência” de Balbino.
Outros “situacionistas” também parabenizaram Alan Balbino, como Eduardo Canuto (PV), João Catunda (Progressistas), Rodolfo Barros (PSB) e Pastor Oliveira. Barros, inclusive, deu “boas vindas” a Balbino, colocando-o – já de imediato – do lado “governista”.
Na tribuna, Balbino destacou o seguinte: “trago hoje uma decisão: eu não posso tomar uma posição visando apenas o meu lado, a minha pessoa, olhar uma situação política envolvendo o Estado e a Prefeitura de forma isolada, sem ouvir os segmentos. Diante disso, eu anuncio o meu desligamento do grupo de oposição do governo do Estado. Eu quero atuar de uma forma que eu traga benefícios constantes, permanentes, de segmentos que defendem o equilíbrio social, segmentos que defendem a Justiça e que possam tirar os excluídos da sociedade da pobreza e possam trazer estes para uma realidade mais justa”.
A oposição na Câmara de Maceió permanece com Joãozinho (PSD), Fernando Holanda (MDB), Gaby Ronalsa (PV), Zé Márcio (MDB), Teca Nelma (PSD) e Aldo Loureiro (Progressistas).
Texto – Lula Villar
Fonte – Cada Minuto