Nesta terça-feira (26), a Operação Línguas Sujas identificou dois novos pontos de lançamento irregular de esgoto diretamente na rede de drenagem da Ponta Verde, durante uma ação conjunta das Secretarias Municipais de Infraestrutura (Seminfra) e de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) para combater o descarte inadequado de efluentes e proteger o meio ambiente.
A descoberta de danos na rede de esgoto, que causaram o vazamento de efluentes para a rede de drenagem e contaminaram a região do Marco dos Corais, exigiu uma ação imediata da BRK Ambiental, responsável pelo saneamento.
Em outro ponto, foi identificada uma ligação clandestina de esgoto proveniente de um hotel, o que configura crime ambiental. A Semurb autuou o estabelecimento e a Seminfra iniciará a interdição.
A prática de despejar esgoto na rede de drenagem pluvial, proibida pelo Código Municipal de Meio Ambiente, é um crime ambiental que ameaça a qualidade das águas e a vida marinha, comprometendo a balneabilidade das praias da cidade.